Mania por coleções atrai crianças e adultos ao Museu do BC


Entre as histórias dos colecionadores está a de Luiza Damasceno, 9 anos, que recebeu do avô Lengruber Damasceno uma coleção com 1.200 selos com estampas de borboletas de quase todos os países do mundo. 

Com o título De A a Z, a coleção de selos de borboletas, em ordem alfabética, começa com selos do Afeganistão e chega aos selos do Zaire. Segundo o avô, foram gastos cinco anos para montar a coleção, que ele entregou para a neta como uma forma de incentivá-la a colecionar outros objetos.

Luiza garante que cuida da coleção com todo carinho e que, a partir do presente do avô, se interessou por colecionar cartões telefônicos. “Já tenho mais de 400 cartões. Quase sempre que estou fazendo os deveres da escola, meu avô me apressa falando que tem um novo cartão para mim.

 A arte de colecionar não atrapalha meus estudos e é muito boa”, vibra a pequena colecionadora
Clóvis Guilherme, 16 anos, é outro que expôs coleções de notas, moedas e selos no Museu de Valores do Banco Central. 

Segundo ele, são moedas de 20 países e cédulas de 12 nações. Clóvis disse que se interessou pela arte de colecionar depois de ganhar do pai algumas moedas estrangeiras.

No encontro, funcionários dos Correios fizeram uma oficina de filatelia, que é a arte de colecionar selos, para ensinar às crianças um pouco da história dos selos, como iniciar uma coleção e os cuidados que elas devem ter ao manusear as estampas. 

O encontro de colecionadores é mais uma das atrações da 10 ª Semana de Museus.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: